top of page

Tendência e Evolução!

Mercado hortifruti evolui para acompanhar hábitos do consumidor

Com novas cores, formatos e sabores, já disponíveis ou em desenvolvimento, o mercado hortifruti busca acompanhar a evolução dos hábitos do consumidor. No Brasil, não é diferente. E os produtores devem estar preparados, pois inovar é fundamental para seguir tendências e se manter competitivo.

A evolução do hortifruti

É fato que o consumidor de hoje não tem as mesmas prioridades de dez anos atrás. Os hábitos de consumo evoluem, e o mercado tenta acompanhar monitorando tendências, identificando novos nichos e desenvolvendo inovações que atendam às demandas.

Segundo Fabio Hertel, diretor de comunicação e novos negócios de uma rede que possui 34 lojas na Região Sudeste, o lançamento e a evolução de variedades ou características dos chamados FLVs (frutas, legumes e verduras), ainda que ocorram em um prazo longo e de forma lenta, precisam acompanhar esse movimento. “Toda produção deve ficar atenta ao consumidor final”, afirma.

No mercado de hortifruti, uma fruta que simboliza bem essa transição é a melancia em sua versão sem sementes. Tal condição é obtida a partir de um melhoramento genético, que consiste no cruzamento de plantas que levam à obtenção de uma semente especial, que por sua vez dará origem ao fruto diferenciado.

Mas por que a biotecnologia entrou em cena e empresas especializadas em sementes apostaram no desenvolvimento dessa variedade? A resposta é simples: para atender à demanda de um novo consumidor, que procura na melancia vantagens como a comodidade no consumo, praticidade no corte do fruto e menor risco de acidentes, como engasgamento. Já para o produtor, há o benefício de maior produção por hectare.

Mais recentemente, a alface com folhas de mesmo tamanho entrou no radar dos consumidores. Uma empresa da Indonésia, desenvolveu essa variedade, que traz ainda outros diferenciais. Apesar de mais compacta que a tradicional, tem até quatro vezes mais folhas.

Além do aspecto visual diferenciado, já que conta com diversas formas, cores e texturas, a alface que recebeu o nome de Salanova promete um prazo de validade superior – outra preocupação do atual consumidor.

Mais novidades em hortifruti a caminho

As inovações em FLVs devem continuar em desenvolvimento nos próximos anos. Há uma grande demanda no mercado por novidades e também por produtos exóticos, o que em parte atende à chamada “gourmetização” da alimentação no Brasil. E o paladar não é o único foco para conquistar o consumidor, contudo, que as novidades no mercado irão aparecer de forma lenta, já que envolvem hábitos alimentares. Ainda assim, na velocidade da internet – com usuários disseminando tudo muito rápido pelas redes sociais – e o conceito saudável cada vez mais na moda, algumas tendências já estão detectadas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page