MELHORE A EXPOSIÇÃO DE SEU HORTIFRUTI
- Spalo Frutas
- Oct 6, 2017
- 4 min read

Exposição de arrumação no hortifruti
São aquelas exposições em que as frutas e legumes são arrumados um a um obedecendo o desenho do formato da banca. As bancas de hortifruti contam muito para o tipo de exposição onde são bem aceitas para varejões, sacolões e hortifrutigranjeiros, que optam por trazer uma arrumação mais detalhada e decorativa sendo o foco do negócio. Trabalhar com esse tipo de exposição não exige tanto ao preço em promoção, seus clientes irão comprar primeiramente pela qualidade e segundo pelos “olhos”.
Todos os produtos de FLV são passíveis de serem arrumados. Agora, se você possui mão-de-obra suficiente para arrumar a batata, tomate, e a cebola, empilhar laranjas e limões, parabéns! Você tem uma boa estrutura em manter esses produtos arrumados. Eu particularmente tenho algumas restrições em manter esses produtos empilhados por dois motivos: Primeiro, são produtos de alto giro e requer uma pessoa constante para mante-los arrumados durante a operação diária, segundo, são produtos que empilhados ou não vendem por si só, porém, vale a pena tentar.Classificar os produtos de FLV por famílias também ajuda na exposição. Por isso, segue abaixo a ordem dos produtos que necessitam de maior cuidado na hora da exposição começando com as frutas:
1) Frutas nobres ou exóticas: O nome já diz, são as mais nobres e caras dentro do HF. Elas geralmente são importadas e precisam ser acomodadas em bancas rasas, cestos macios ou em embalagens adequadas que acomodem o fruto para que o mesmo não venha a ser machucado antes de chegar ao consumidor. São os pêssegos, ameixas, peras, nectarinas, atemoias, fruta do conde caquis, maças etc. É indispensável que você mantenha-os bem arrumados e sem excesso de empilhamento.
2) Frutas tropicais: As frutas tropicais são mais firmes e resistentes, porém, precisam de cuidado com a exposição. A banana por exemplo, em alguns locais contam com expositor próprio que permite que o fruto fique pendurado. As principais frutas tropicais são: Bananas, mangas, mamões, abacate, melões etc.
3) Frutas cítricas: As frutas cítricas quando bem expostas e com jogo de cores ficam muito atrativas. Elas aguentam um empilhamento maior e mais agressivo. De preferência, não agrupe as frutas cítricascom as demais. As frutas cítricas emitem mais rapido o gás etileno e acelera a maturação de outras frutas. As principais são: Laranjas, limões, tangerinas, abacaxis etc.
4) Frutas de cascas mais firmes: Uma boa ideia é agrupar as frutas de cascos mais firmes e resistentes, para que não esmague as outras frutas. Cocos, melões, melancias etc.
Os legumes também pode ser classificados para uma boa arrumação.
5) Legumes frutos: Os legumes frutos são chamados assim pois dão em ramas ou como se fosse em árvores, são bem fáceis para boa arrumação. Os pimentões, pepinos, abóboras etc.
6) Tubérculos: Aqueles que dão em baixo da terra. São mais trabalhosos para umaboa arrumação pois muitas das vezes estão sujos de terra e depende de uma lavagem, retirar os talos etc. São eles : Mandiocas, batatas, alhos, inhame, cará etc.
7) Folhagens: As principais à serem expostas com uma boa arrumação e com cuidado para não serem colocadas de qualquer forma. As cores verdes escuras podem ser intercaladas com as cores verdes claros. Dependendo do seu fornecedor, as folhagenssão avulsas ou com embalagens. Para quem possui balcões refrigerados, o ideal é deixa-las expostas neles, mais caso fique expostas em bancas, tenha sempre em mãos um borrifador de água para que as folhas não murchem.

Exposição sem manuseio
A exposição sem manuseio é usada normalmente em bancas ouexpositores que não requer o manuseio diretamente do produto para arrumação e expõe o produto diretamente em sua caixa de origem. Esse tipo de exposição ajuda muito o varejista a reduzir as perdas, diminuindo o manuseio do produto. O que precisa ser trabalhado neste tipo de exposição é justamente o visual do hortifruti. As caixas não podem sobrepor o produto, ou seja, você vende o produto e não a caixa. Portanto, os produtos precisam ser abastecidos constantemente para que as caixas não fiquem vazias. O ideal, é ter os contentores (caixas) de polietileno rasos. Assim ficam melhores expostos.
Erros de exposição no Hortifruti
Os erros de exposição no hortifruti são os mais variados. Vou citar aqui os principais erros que são mais vistos no varejo e que mais comprometem toda cadeia de venda.
Empilhamento excessivo: O empilhamento de hortifruti tem relação com o volume de mercadoria que o seu FLV possui. O ideal é não trabalhar com estoques, por isso, é importante ter um controle nas compras, tudo é interligado dentro do setor de HF. Quando for empilhar os produtos e arruma-los, certifique-se do volume de venda e padronize as alturas.
Misturar os produtos ou jogar os produtos: É um erro grave não dividir e separar o FLV. Classifica-lo para uma boa arrumação, além de deixar o seu HF mais organizado, ajuda o cliente na hora da compra. Outra coisa, é a forma de abastecer, virar as caixas sobre as bancas, bater as caixas, além de danifica-los, ficarão com aparência de “final de feira”.
Esquecer do abastecimento e manutenção: Esse tipo de erro é muito comum principalmente em supermercados que não tem uma supervisão contínua do setor e não possuem funcionários fixos para o hortifruti. Colocam qualquer pessoa despreparada e sem nenhum treinamento técnico para o abastecimento de hortifruti. Sem contar no ato do recebimento que os produtos são levados de qualquer forma para o abastecimento e não há uma manutenção contínua durante o dia, apenas terão atenção no próximo recebimento.
Jogo de cores: Explore bem as cores do hortifruti. Jogos de cores significa alternar as cores para que não se repita uma ao lado da outra. Assim terá umvisual mais bonito e colorido.
Avalie bem qual será o melhor formato de exposição para o seu hortifruti e não o deixe com uma aparência de abandonado ou de qualquer jeito. O FLV é um setor que não pode ser tratado aos “trancos e barrancos”, colocando os produtos de qualquer forma, sendo jogados nas bancas. Uma lata de ervilha abastecida em uma mercearia é a mesma lata de ervilha em qualquer outro lugar, não tem o que inventar. Portanto, no FLV, tudo conta como diferencial para uma boa venda.
Comments